minhocário

No começo do mês, eu e o Dudu completamos oito anos juntos - e de presente nos demos algo que os dois queriam há um bom tempo: um minhocário! Compramos pelo

site

e fomos buscar num sábado à tarde. A sensação era de estar trazendo pra casa um animalzinho de estimação - no caso, vários.

O minhocário tem três andares.O de cima e o do meio com minhocas e o de baixo, vazio. No de cima, colocamos restos de alimentos - que as minhocas transformam em húmus. Quando esse fica cheio, é só trocar com o do meio e recomeçar o processo. Com o tempo, escorre pro de baixo um líquido chamado chorume. Ambos os produtos são super ricos em nutrientes e podem ser utilizados em vasos, jardins e hortas.

As minhocas têm se revelado uma excelente companhia. São quietinhas, não fazem bagunça e nem são fedidas - aliás, têm um cheirinho gostoso de terra fresca. Todos os dias, abro a caixa pra dar uma espiadinha, mas elas logo se escondem. Antes achava que era comigo, depois aprendi que não gostam de luz.

Em poucas semanas, reduzimos - e muito! - o nosso lixo. Só jogamos fora o reciclável e restos de comidas gordurosas ou de origem animal. O restante vai pro minhocário. O melhor de tudo é que em troca temos plantas fortes, bonitas e bem alimentadas. Recomendo! :)