mingau de aveia

Um belo dia, acordamos e não tinha pão. Abri armários e geladeira em busca de qualquer coisa que pudesse virar café da manhã. Encontrei aveia, banana e um resto de leite de amêndoas. Desses simples ingredientes nasceu uma nova mania matinal: mingau de aveia.

No começo, tinha aspecto de gororoba - o Dudu dizia que parecia comida de orfanato. Com o tempo, aperfeiçoei a receita e cheguei num resultado delicioso, nutritivo e reconfortante. Dá mais trabalho que passar manteiga no pão, mas vale a pena. O mingau já virou nosso café da manhã oficial.

Mingau de Aveia 

(serve duas pessoas)

leite vegetal: 1/4 de xícara de aveia em grãos (eu uso aveia por ser mais barata, mas pode ser amêndoa, semente de girassol, castanha do pará, etc...) + 1 xícara de água

1 xícara de aveia em flocos (gosto da grossa)

2 bananas maduras (de preferência a caturra

)

canela

mel

fruta fresca

fruta passa 

oleaginosas

Na noite anterior:

- Cubra com água a aveia em grãos e deixe hidratar

- Cubra com água a aveia em flocos e deixe hidratar (esse passo não é necessário, mas eu senti que a aveia é melhor digerida quando hidratada)

De manhã:

- Leite vegetal:

Escorra a água da aveia em grãos e coloque no liquidificador com 1 xícara de água. Bata até obter um líquido homogêneo e coe em uma peneira fina/média

- Numa panela:

Corte as bananas em rodelas e leve ao fogo baixo. Mexa até começarem a dissolver. Acrescente a aveia em flocos hidratada e o leite vegetal e mexa até engrossar.Tempere com canela e um fio de mel (quanto mais madura a banana, menos mel vai precisar).

- Guarneça o mingau com frutas frescas, passas e oleaginosas.