quibe de abóbora

Há uns anos atrás, tive um caso de amor com abóboras. Na verdade, era mais paixão que amor. Comia quase todos os dias e de todos os jeitos. Sentia como se tivesse encontrado o vegetal da minha vida - até que enjoei. 

Nunca tinha provado a versão quibe. Fiz pela primeira vez há umas duas semanas e, desde então, repeti três vezes! Acho que reacendeu a chama da paixão. :)

Quibe assado de abóbora

1 xícara de purê de abóbora

1/2 xícara de triguilho 

1 cebola picada

2 colheres de sopa de salsinha picada

2 colheres de sopa de hortelã picada

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de gergelim (gosto de esquentar na frigideira até torrar um pouquinho)

pimenta do reino

canela

sal

Recheio

1/2 xícara de coalhada seca (ou iogurte natural integral)

1 colher de sopa de tahine

2 colheres de sopa de cebolnha picada

sal

Ferva água e despeje sobre o triguilho. Deixe de molho por uns 10 minutos. Outra opção é deixar de molho durante a noite, mas ainda não tentei desse jeito.

Cozinhe a abóbora até ficar macia e amasse formando um purê (não cozinhe demais senão fica aguado). Já fiz esse quibe com a abóbora japonesa, de pescoço e paulista. Minha preferida foi a japonesa.

Com uma peneira, ou com as mãos, retire o excesso de água do triguilho e misture com o purê e todos os outros ingredientes do quibe. Prove e veja se está bem temperado.

Numa outra vasilha, misture todos os ingredientes do recheio.

Unte uma assadeira com azeite e coloque metade do preparo do quibe, depois todo o recheio e por último a outra metade do quibe.

Regue com azeite e asse em forno médio até a superfície ficar firme.