a moda inglesa

Na escola da Nina, tem uma brincadeira que funciona assim: o professor faz uma pergunta, quem responder "sim", fica em pé, caso contrário, permanece sentado. Na vez do "você está usando duas meias do mesmo par?", só a Nina ficou em pé.

Esses dias, uma senhora me falou que acha o povo inglês o mais mal vestido do planeta. Talvez seja exagero, mas, realmente, se comparados aos franceses e espanhóis, os ingleses não tem um senso de moda lá muito apurado. Não vejo isso como algo negativo. Pelo contrário - acho que temos muito que aprender com eles.

Eu definiria o estilo inglês como prático e funcional. Se tá frio, vestem luvas, gorro e cachecol. Se tá chuva, capa de chuva e galocha. Se andam de bicicleta, capacete e colete fluorescente. Se vão pro parque, um sapato velho que possa sujar.

Aqui, crianças usam roupas de criança - confortáveis e coloridas. É raro ver mulheres se equilibrando em cima de um salto e prendendo a respiração dentro de um vestido justo. A maioria das pessoas tem um casacão que é o mesmo pro inverno todo. E precisa de mais?

Entendo que é importante se sentir bonito e que a maneira como nos vestimos é também uma forma de se expressar. Mas isso não significa que precisamos seguir as últimas tendências, nem gastar rios de dinheiro só pra estar na moda. Afinal, meias servem pra esquentar os pés - tanto faz se são diferentes, ou do mesmo par.