wales

Viajamos até o País de Gales. Tá, talvez "viajamos" seja exagero, considerando que Cardiff fica do outro lado do canal. Enfim. Atravessamos uma ponte até o País de Gales para ter a surpresa de que é igual a Bristol. :) A arquitetura é muito parecida, assim como as pessoas, o comércio e os parques. A única diferença é que lá as placas estão escritas em duas línguas: inglês e galês.

Haviam nos dito que galês era esquisito, e realmente é. País de Gales em inglês se chama Wales e em galês, Cymru. Nada a ver, né? Só fiquei triste de não ter escutado nenhum local conversando na língua antiga - apesar de pesquisas apontarem que apenas 20% da população saiba falar galês. Pensando bem, mesmo se escutei, não creio que conseguiria diferenciar de russo, grego ou algum dialeto árabe...

Lá fizemos nossa primeira visita à praia no Reino Unido. Não achei feia. Pelo contrário. Tem uma beleza inóspita e transmite a tranquilidade do horizonte. Aqui, a água gelada e o chão de pedras faz da praia não tanto um fim, mas um meio. Uma porta para o oceano e suas inúmeras possibilidades. Talvez tenha sido esse sentimento que encorajou tanta gente a se aventurar rumo ao desconhecido há mais de 500 anos atrás.